quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sofrimento e Juventude: dimensões sociais, psicológicas e emocionais envolvidas nas experiências de sofrimento dos jovens da Cidade Baixa de Salvador

Trata-se de pesquisa-extensão interinstitucional e interdisciplinar que busca compreender o sofrimento juvenil incorporando-se os saberes de pesquisadores de diferentes universidades baianas das áreas de saúde mental, sociologia, antropologia, educação, e comunicação. Os sujeitos são os estudantes do ensino médio e EJA do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva de 15 a 24 anos de  idade, de ambos os sexos. O Colégio, que atende 2606 estudantes, oferece os cursos de Formação Geral (1º a 3º ano do ensino médio) e de Educação Profissional em informática e enfermagem. Seu aluna do é formado por jovens em sua maioria, pobres, negros, e precariamente inseridos no mercado formal de trabalho.
O projeto, terá a duração de três anos. Em 2014, serão analisados dados coletados no Sistema de Gestão Escolar da SGE, nas fichas individuais dos 1716 estudantes da faixa-etária selecionada pela pesquisa, bem como nos registros de campo, além das  seguintes atividades: a) levantamento e sistematização de indicadores demográficos, socioeconômicos e de saúde (por ex. homicídio, suicídio, acidentes, transtornos mentais, estupro, aborto, DSTs/AIDS, gravidez, uso de drogas, desemprego);  b) seminários de formação teórica; c) elaboração de instrumentos de pesquisa, teste, treinamento; d) entrevistas com estudantes e com agentes de saúde, educação, etc.; e) Construção de perfil socioeconômico e de uma tipologia dos sofrimentos dos jovens. Em 2015, se concluirá o cadastro de instituições e entidades da Cidade Baixa que atuam com jovens e se realizará reuniões de articulação e seminários de divulgação da pesquisa com vistas à formação de rede de pesquisa e extensão sobre juventude e sofrimento.

No response to “Sofrimento e Juventude: dimensões sociais, psicológicas e emocionais envolvidas nas experiências de sofrimento dos jovens da Cidade Baixa de Salvador”

Leave a Reply