Quem somos

“Sociologia das Emoções” é um grupo de estudos em Sociologia, coordenado pela Dra. Marieze Rosa Torres, interessado na discussão teórica-conceitual e no debate das interfaces entre as emoções, os comportamentos, e as práticas dos sujeitos nas suas interações sociais cotidianas. Esperamos que o olhar sobre emoções possa contribuir para dar “sangue e carne” aos fenômenos sociais que estudamos e interpretamos. No blog disponibilizaremos textos, links, vídeos, entrevistas, comentários e informações sobre eventos, agenda do grupo e contato dos membros.


Equipe:

Marieze Rosa Torres – É socióloga, vinculada ao CRH – UFBA http://www.crh.ufba.br onde desenvolve pesquisas sobre sociologia das emoções, meio ambiente, saúde, sexualidade, DST e AIDS. Professora universitária, lecionou em diversas instituições privadas e coordenou o curso de ciências sociais da UNIFACS. Atualmente, leciona a disciplina Antropologia na UNEB - Plataforma Paulo Freire e coordena o projeto "Seminários e Debates Teóricos".
Sua tese de doutorado, "Hóspedes Incômodas? Emoções na Sociologia Norte-Americana" apresenta e confronta o debate em torno da definição conceitual de emoções. Destaca os sociólogos estadunidenses cujas teorias são as mais representativas para contituição da sub-área emoções, na sociologia, e as mais influentes para aqueles que se dedicam ou se interessem pelo estudo da temática. O trabalho desenvolvido na tese representou a busca por aportes teóricos para compreeder, de um ponto de vista sociológico, questões postas por sua pratica de pesquisa com adolescentes, no que diz respeito as interfaces entre sentimentos, atitudes e comportamentos eróticos-afetivos.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2724616033717999
Contato: marieze@ufba.br

Helder Bomfim – é estudante de graduação em Sociologia cujos principais temas de interesse são, Violência, Estratégias defensivas e Sociologia das emoções. Atualmente desenvolve sua monografia intitulada “Nas dobras do legal e do ilegal: uma avaliação sobre a comercialização de Rua em Salvador”. Além de está inserido no programa de Prevenção à Violência “Escola Aberta”. “É uma causa pessoal refletir a cerca da violência e, sobretudo suas interfaces nas construções dos significados cotidianos que constituem as relações sociais”. Email: helder.textos@gmail.com

Juliana Coura - "Sou Juliana, tenho 20 anos. Como diz minha mãe, podem me considerar “baineira”(criada na Bahia e nascida em Minas). Faço ciências sociais, curso que escolhi por uma inquietação que surgiu desde quando comecei a me perguntar o porquê de certos acontecimentos no mundo. Ainda não achei respostas muito convincentes, acho que o ser humano complica demais as coisas... acredito no respeito e na simplicidade. Sou mais de observar do que falar. Embora esteja descontente com nossa realidade, a vida me encanta em sua diversidade, talvez por isso goste tanto de estudar antropologia. No dia-a-dia me comovo, por exemplo, com cantar de um pássaro, o sorriso de um bebê, gestos de atenção e respeito entre as pessoas... Não tenho planos muito definidos, mas sigo sempre no ritmo dos meus princípios. Como diz a música de Titãs “é caminhando que se faz o caminho”. Gosto muito da música, especialmente daquelas que relaxam a alma (Enya,então...) e tiram o peso da correria da cidade grande. Desde pequena tive influências de minha avó na arte e atualmente encontro uma grande força na pintura. Não fiz nenhum curso e ainda tenho muita coisa para aprender, mas nesse momento me agrada mais criar (e “viajar em”) mandalas. Elas me mostraram que devemos olhar para dentro (centro) e fora (extremidade) de nós: só assim encontraremos nosso equilíbrio..."

Marina Rute Pacheco - Estuda as Ciências Sociais, com maior interesse no campo da: Violência, Criminalidade, Sexualidade, Emoções, Comportamentos e subjetividades, Tribos Urbanas, Meio Urbano e Rural, Política, Mídia, e Cidadania entre outros. Atualmente reside em um pequeno apartamento com sua mãe, dois irmãos e o cachorrinho Aquiles. Além disso, divide um quarto com sua irmã adolescente. hobbies são: Ler romances e livros em geral, assistir filmes, ouvir musicas, dançar, viajar, fotografar, admirar o céu e a natureza.
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9566979707795875
E-mail: marii_ruh@hotmail.com

Lara Rocha - Com certeza a integrante que mais demorou a postar aqui. Falar de si mesma é uma tarefa complicada, porque se pode e se quer ser tantas coisas, que você se perde de quem está sendo, mas voltando à minha tarefa aqui, a do "quem sou eu", eu sou alguém que escolheu cursar Ciências Sociais e que a cada dia tenta se encontrar no curso, que gosta de música, de filme, de teatro, de sair, de ficar olhando para o nada sem ninguém me perguntar para onde está olhando, que gosta de ler coisas novas e reler coisas que já passaram por minhas mãos várias vezes, mas que me fazem algum bem. Alguém que ainda está atrás de experiência, mas que com a pouca que tem busca fazer coisas pelas quais considera valer a pena. Me interesso por Sociologia e pelas coisas relacionadas a ela, por isso a vontade de participar do grupo sobre Emoções. Por enquanto, é isso. Ainda estou em construção.
E-mail: lararocha10@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/9346847609651064