quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sociologia das Emoções se faz presente no IV SEMINÁRIO ANUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

IV SEMINÁRIO ANUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS: Diversidades e Desigualdades: Desafios às Ciências Sociais. 5 – 7 de Dezembro Universidade Estadual de Santa Cruz


GT Emoções, corpo e educação – Coordenação Dra Marieze Rosa Torres

Ementa: Emoções, Corpo, e educação, são temáticas que revelam ambigüidades e contradições características das sociedades atuais: as crescentes possibilidades de expressão da individualidade caminham lado a lado com o ocultamento e a negação do Eu, e o que é definido com sendo adequado, ou “polido”, ou educado. O corpo real, comum, ou feio, ou inadequado, ou simplesmente não desejado, pode ser transformado, e o corpo desejado, construído. As emoções e os sentimentos reais, naturais diante das situações experimentados, devem ser trabalhados, negados, e sua expressão contida. A educação abstrai o sujeito, torna-o desencarnado, mas os professores têm que lidar com os sujeitos de carne e sangue que se apresentam diante dele. O GT Emoções, Corpo e Educação busca divulgar e promover o debate de estudos e pesquisa que contribuam para desvelar essas questões, a partir de diferences perspectivas disciplinares e enfoques.

Mini-curso Social e Sensível: A Sociologia em busca das emoções e Sentimentos - Dra Marieze Rosa Torres


Ementa: A sociologia das emoções é uma sub-área da disciplina ainda pouco conhecida dos estudantes das ciências humanas e sociais, que oferece novas e ricas possibilidades para compreensão de fenômenos e questões da vida social que dizem respeito à saúde, ao trabalho, a educação, a ação social, a solidariedade, entre outros. Nesse sentido o mini-curso, aqui proposto, traça um panorama teórico da sociologia das emoções e aborda os conceitos do interacionismo simbólico sobre o controle, a regulação e o gerenciamento das emoções.

Objetivo: Contribuir para a formação de profissionais e estudantes das ciências humanas e sociais.

Programa:

Dia 6/12

· Temas, questões e Debates da sociologia das emoções;
· Contribuições da sociologia das emoções par a análise social;
· Pesquisas na área

Dia 7/12

O interacionismo simbólico e as Emoções;
As Regras de sentimento e o gerenciamento das emoções;
Os vocabulários e a socialização dos sentimentos
Apatia e indiferença versus afirmação do EU

Bibliografia:

Os textos básicos serão disponibilizados oportunamente aos, em formato draft (tradução livre da professora do mini-curso, para os que não lêem inglês) ou na verão original, em inglês.

No response to “Sociologia das Emoções se faz presente no IV SEMINÁRIO ANUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS”

Leave a Reply